domingo, 5 de setembro de 2010

Efeito borboleta

Edward Lorenz mostrou-nos que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Esta é uma das bases da Teoria do Caos.
A verdade é que não percebo nada de matemática e sistemas dinâmicos. Mas parece-me que toda esta ciência complexa é facilmente observada no quotidiano; por qualquer um de nós.
É impressionante como um simples acontecimento menos agradável consegue provocar o caos e destruir a nossa boa disposição. Não lhe chamo pessimismo nem depressão, chamo-lhe antes 'efeito borboleta' como o Edward.

É frustrante ver o meu estado Zen ir por água abaixo num piscar de olhos... E qual é a razão?
Nada. Ou muita coisa.
(Coisas em que não quero pensar, não quero partilhar e não quero falar)
Mas sei que, após o caos, há-de chegar novamente o tempo da ordem, da tranquilidade e da esperança. Agora só preciso que o meu cérebro se convença disso (verdadeiramente).

1 comentário:

  1. 7 minutos depois da meia noite tu publicas isto... portanto, se a memória não me falha... escreveste o post poucos minutos depois da nossa conversa...

    Afinal o teu "não se passa nada" é mais do que de facto querias que fosse! Agora estás tramada, ou me mentes a bom mentir (e se descubro é pior!) e eu continuo a achar que a tua vida é um mar de rosas, ou então começas a abrir a tua redoma para comigo :) Claro que eu não te digo o que fazer... tu já o sabes, o teu coração GRITA com essa resposta...

    Precisas de o ouvir :) Tenta fechar os olhos e escutar: http://www.youtube.com/watch?v=-HzJUTLRf_c e http://www.youtube.com/watch?v=Wrl8weYTmGU

    Pode não dar em nada e continuares sem ouvir o teu coração... mas eu enquanto amigo fiz o que o meu dizia! Ouvi-te, fiz-te rir e por momentos esquecer esse "efeito borboleta"...

    E só te peço... continua a sorrir porque tal como uma borboleta também "anuncia" o bom tempo (não me venhas com a andorinha e a primavera, só para seres do contra!) também o teu sorriso anuncia a felicidade :) Regressa às "fontes da alegria" e sê feliz :D eu continuo aqui para te fazer sorrir :D

    ResponderEliminar